Histórico da Comunidade Católica Carismas

"Aceitamos o desafio de sermos “testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

É neste propósito do Evangelho que a Comunidade Carismas aceita este desafio de viver exercendo atividades profissionais no mundo secular e nele sendo “fermento”, morando em suas próprias famílias, assumindo compromissos de oração, fraternidade na obra e apostolado.

Quem somos

Somos uma Comunidade da Igreja Católica, formada por pessoas comuns da sociedade que trabalham, estudam etc., nos seus diversos estados: solteiros, casados e celibatários, que consagram suas vidas a serviço de Deus, da humanidade e da Igreja.

Nossa História

A Comunidade Católica Carismas é fruto de uma caminhada que acontece no Conj. Dirceu Arcoverde I, no seio da RCC de Teresina, desde 1985. Quando quatro jovens após uma experiência de oração em um congresso em Fortaleza/CE, ávidos de levar Deus às outras pessoas deram inicio o “Grupo Carismas”. Assume a liderança do grupo, o jovem Carlos Alberto (Carlão), sendo assim o primeiro coordenador.
A caminhada foi marcada por conflitos, dificuldades, conquistas, sonhos e esperanças que os impulsionavam a dar passos na fé. Não podemos deixar de destacar a grande colaboração que as irmãs Catarinas deram ao Grupo Carismas, na pessoa da Irmã Giustina Noce, que foi um baluarte para o Grupo, no inicio desta caminhada.
Com passar dos anos Deus foi suscitando nos corações o desejo de formarem uma Comunidade de Aliança. Por fim, em 1999 um grupo de pessoas que faz parte do então Grupo Carismas decidem iniciar uma caminhada vocacional rumo a uma consagração a comunidade de Aliança, inicialmente, com vistas à Comunidade de Vida, no futuro. Em 29 de outubro de 2000, depois de longa reflexão ocorre a decisão pela constituição da Comunidade Católica Carismas, antes Comunidade de Renovação.
Em novembro de 2006 tivemos a primeira consagração pública de 12 jovens, perante o arcebispo de Teresina Dom Celso Pinto.
Atualmente, conta-se com 03(três) vocacionados, no noviciado, 21 (vinte e um) consagrados, com estatuto civil e regimento interno em processo final de definição, sendo reconhecimento pelo pároco  Pe. Gonçalo e pelo Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, além de ser acompanhada pelo nosso Bispo Emérito D. Celso Pinto.

Da formação:
A formação da Comunidade (Consagrados) divide-se em três níveis: aspirantado, postulantado e noviciado. A formação do aspirantado e postulantado é intitulada formação inicial. A formação no Noviciado é uma etapa especial fundamento sobre o qual se constrói a verdadeira decisão de seguir a vocação Carismas. Na Comunidade de aliança esta formação tem duração de quatro anos. Seu conteúdo segue nas seguintes dimensões: humana, espiritual e teológica.

A Comunidade se estrutura da seguinte forma: engajados (serviço dos ministérios) e consagrados, regidos por um governo geral, dividido em áreas:

Administação - Davi
Formação - Alberto Luiz
Fm Carismas - Orlando                                          

Carisma

Divulgar o amor a eucaristia nas missões, nas comunicações mediante as transformações dos meios seculares em meio de evangelização.

Estrutura organizacional: Ministérios

- Pregação

Composto de pessoas comprometidas com a comunidade com propósito de realizar a missão de evangelizar e formar a outros.

- Música

O Ministério de Música é formado por pessoas engajadas nos grupos de oração da Comunidade e que consagram suas vidas a serviço da música.

Sua atuação acontece principalmente:
a) Pequenos eventos da obra;
b)Seminários de Vida no Espírito Santo;
c) Celebrações Eucarísticas dentro e fora da Obra;
d) Retiros de ministérios.

- Cura e Aconselhamento

"O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela Unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, aos prisioneiros a liberdade, proclamar um ano de graças da parte do Senhor". (IS 61, 1-2)
Ministério de Oração por Cura e Libertação é o serviço que alguns servos ministeriados e preparados com adequada formação, prestam aos membros participantes dos Grupos de Oração ou não, visando evangelizá-los e orientá-los a buscarem a cura e a libertação para si e para os seus, em Jesus – o Senhor vivo e ressuscitado -, através da oração dos irmãos.

Intercessão

O Ministério de Intercessão, como os outros é formados por pessoas engajadas nos grupos de oração que se colocam como mediadores entre Deus e as pessoas.
A palavra INTERCESSÃO, em si, quer dizer: a ação de “pôr-se entre”.
O intercessor é aquele que se engaja numa batalha espiritual em favor das necessidades de alguém, de algum grupo, família, país, paróquia, etc.
"A Intercessão é uma oração de pedido que nos conforma perfeitamente com a oração de Jesus. Interceder é pedir, suplicar em favor de outro. Desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus”. (Catecismo nº 2634, 2635).

Casas: de Maria e São José

Dispomos de duas casas: a Casa de Maria, onde funciona a Fm Carismas, são ministradas formações e serve como de local para reuniões de grupos. Temos também a Casa de São José que funciona como local de reunião dos grupos, e futuramente como residência para os consagrados à Comunidade de Vida.

O que fazemos

• Promovemos e animamos grupos de oração carismática e ministérios, em vista da evangelização;
• Formamos na doutrina, na liderança e na vivência da fé, pessoas através dos grupos de oração, encontros e da casa de formação;
• Enviamos em missões a grupos de oração em Teresina e diversos locais do Piauí, em vista do anúncio do Evangelho;
• Realizamos grandes eventos evangelizadores como Celebrai, no período do carnaval, Marana tha, Seminários de Vida no Espírito Santo, etc.
• Evangelizamos e formamos jovens, crianças, casais e profissionais das mais diversas áreas;
• Evangelizamos através da Fm Carismas, com programas musicais, de oração e formativos, etc.


 

 

 

Publicidade